quarta-feira, 11 de abril de 2018

Lançamento de livro: Breve história da psiquiatria mineira.


 
Amigos(as), é com grande satisfação que os(as) convido para o lançamento de meu próximo livro intitulado "Breve História da Psiquiatria Mineira", pela Editora 3i de Belo Horizonte. São 448 páginas que, acredito, trarão muitas informações interessantes para todos. Abaixo, reproduzo o texto de meu grande amigo Gustavo Julião de Souza, que está em uma das orelhas do mesmo. Aguardo vocês lá!
 
"Há livros que são necessários. E há aqueles que, além de necessários, propiciam um grande prazer ao leitor pelo estilo literário agradável, fluido e envolvente que emana de sua tessitura.

Sem dúvida, "Breve História da Psiquiatria Mineira", do Prof. Antônio Carlos Corrêa, é obra indispensável para todos aqueles que amam a Psiquiatria – não somente como ciência cujo objeto de estudo é o transtorno mental – mas também como especialidade médica estruturada de modo persistente, paciente, heroico e inserida num mundo sujeito a constantes e vertiginosas transformações culturais, científicas e políticas.

Com efeito, podemos acompanhar, capítulo por capítulo e página por página, os principais eventos científicos mundiais – com as consequentes repercussões regionais – que forjaram, ao longo do tempo, continua e sucessivamente as faces extremamente mutáveis e dinâmicas da Psiquiatria como especialidade médica, constituindo-se ela própria como um produto de grandes conquistas e sofridas vicissitudes.

A narrativa histórica, distante daquela aridez própria dos livros que se propõem a catalogar e registrar muitos dados historiográficos, revela-se envolvente, fluida e cativante, levando o leitor a percorrer a saga da psiquiatria mineira não só como expectador, mas também como protagonista das sucessivas mudanças, conflitos, lutas e conquistas que moldaram e estabeleceram a sua identidade. É também um texto que toca o coração, quando relembramos dos velhos e saudosos mestres, com os quais tanto aprendemos e cuja sabedoria reverenciamos.

A qualidade da obra não chega a surpreender, por ser o autor, Prof. Antônio Carlos Corrêa, um pesquisador minucioso, clínico respeitado, pioneiro em várias áreas do conhecimento psiquiátrico em Minas Gerais e dotado de espírito de educador nato e indômito. Em suma, "Breve História da Psiquiatria Mineira" por tudo isso parece obra definitiva, sólida e que a cada releitura proporciona um novo prazer."

Gustavo Julião



Nenhum comentário:

Postar um comentário