A
Revista Acadêmica Online, tem a satisfação de apresentar o artigo
intitulado “O Encanto dos Fios que Entrelaçam a Moda: O Artesanato nas
Passarelas do São Paulo Fashion Week (2014-2018)”, de lavra da
pesquisadora Maiara Daicampi. A autora desse estudo, é Graduada em
Design de Moda, pela UNIFEBE, em Brusque - SC.
O
presente trabalho tem por objetivo analisar a presença de práticas
artesanais no cenário da moda brasileira, e identificou sete diferentes
tipos de artesanatos que foram utilizados nas principais coleções de
moda, em um dos maiores eventos do país – o São Paulo Fashion Week- por
meio de exame das fotografias. Visando identificar coleções mais
recentes, a pesquisadora adotou como critério a delimitação temporal, ou
seja, uma sequência de observações sistemáticas, e coletas dos dados,
em um recorte cronológicos dos últimos cinco anos (2014,2015,2016,2017 e
2018) como opção metodológica para selecionar as coleções, e validá-las
como amostragem representativa para sua análise.
Notável
em sua diversidade de métodos e fontes, a exposição metodológica dessa
pesquisa combina a pesquisa bibliográfica, na análise da literatura e
publicações sobre a relação do artesanato com a moda, pontuando o estado
da arte - mapeamento dos estudos recentes que vem sendo feitos nessa
linha temática; pesquisa documental, ao se investigar documentos (não
necessariamente escritos, podem ser imagens, objetos, pinturas,
gravações, etc.) para descrever, comparar costumes, técnicas e culturas
diferentes. Por serem as fotografias, a fonte documental contemplada,
foi considerado o pensamento de Panofsky (2012), utilizando-se a análise
iconográfica (reflexão e estudo do tema nas imagens) e iconológicas
(reflexão sobre o significado do valor simbólico e cultural).
Utilizou-se
da abordagem qualitativa ao se buscar descrever, interpretar e ampliar
as percepções do fenômeno considerado, o artesanato; e exploratório, ao
se aproximar das variáveis que se quer conhecer, com vistas a torna-lo
mais explícito e correlaciona-las.
O estudo
justifica-se em razão de haver escassa investigação sobre a relação
artesanato e moda, visto que a maior parte das obras científicas
disponíveis sobre artesanato, o remetem a temas históricos, enquanto que
as publicações sobre moda o enquadram somente como modelo de negócios,
com predomínio ideológico e de mercado; portanto, a interface negócio e
cultura, foi muito pouco explorada.
O moto da
pesquisa, é a percepção de que a absorção do artesanato pelo mercado da
moda, faz com que essa prática seja considerada somente como uma questão
financeira, quando o artesanato, por sua natureza, acumula um saber
tradicional e a cultura dos povos, que é indispensável preservar, como
valorização e salvaguarda do patrimônio cultural.
A
pesquisa contribuiu para conscientização e melhor percepção ideológica
por parte dos designers, bem como todos aqueles envolvidos com o mercado
de moda, quanto aos valores tradicionais-históricos, simbólicos e
subjetivos, de muitos povos e civilizações distantes, que essas práticas
artesanais tornam presentes.
Boa leitura!
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A
Revista Acadêmica Online tem a satisfação de apresentar o trabalho
intitulado “Impactos positivos na vida de idosos que participam de
programas na universidade aberta para a Terceira Idade”, lavrado pela
pesquisadora Maria Cristina De Campos Magano. A autora é psicóloga
formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Tecnóloga em
Radiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas.
Especialista em Oncologia Multidisciplinar pela FACINTER. Especialista
em Física Médica pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de
Alagoas. Promove cursos de capacitação para técnicos e tecnólogos em
Radiologia e biomédicos, como o CAPACITA, Curso de Posicionamento
Radiológico & Anatomia Associada - Módulos I e II, Radiodiagnóstico
aplicado às Patologias Anatomofisiológicas.
O
trabalho em pauta, de abordagem qualitativa na área médica, enfocou o
campo de estudos das Ciências Gerontológicas (núcleo de pesquisa
dedicado ao estudo do processo do envelhecimento, e a correspondente
busca por melhorias na qualidade de vida do idoso).
A
interpretação de dados coletados pela OMS (Organização Mundial da
Saúde), bem como o exame da literatura médica, constatou o
envelhecimento acelerado da população, tanto nos países desenvolvidos,
como nos países em desenvolvimento; soma-se a isso, que a fase natural
de envelhecer, quando não aceita e vivenciada como um processo positivo,
leva muitas pessoas ao isolamento, depressão e depreciação de si.
Assim, levantam-se as indagações que semearam a exploração da pesquisa -
Como gerir a educação apropriada a esse grupo de pessoas, de modo a
inseri-los como membros ativos na sociedade?
Desse modo, a
justificativa encontrada pela autora, assenta-se na exploração de
medidas e recursos capazes de satisfazer melhor as necessidades desse
grupo.
A revisão de literatura conjugada aos
esforços analíticos da autora, desenvolveu uma nova conceituação –
envelhecimento ativo, como instrumento de pesquisa e material de
trabalho, a ser explicado no decorrer desse artigo.
O
resultado almejado por meio dessa pesquisa, foi destacar a importância
da autonomia e independência durante o processo de envelhecimento, como
um objetivo essencial para todos, e provar o quanto o idoso é capaz de
aprender novas atividades, criar, e construir novas aspirações de
sentido para suas vidas.
Esse propósito foi alcançado, aqui,
ao se considerar a Universidade Aberta para a Terceira Idade, como um
espaço de convivência, para uma reintegração de êxito do idoso.
Avaliaram-se os efeitos dos programas propostos dessa Universidade
Aberta, como parte do processo de inclusão do idoso, em as atividades de
aprendizagem, sociais e práticas físicas. O debate e a interpretação
bibliográfica dos estudiosos em geriatria e gerontologia revelaram que a
participação ativa do idoso nessas ambiências, geraram benefícios
psicológicos, aumento da saúde emocional, além do bem-estar físico.
O
empreendimento da pesquisadora, contribui ao demonstrar-nos a
necessária deferência e o tratamento respeitoso tão caros, que devemos à
educação para a velhice, bem como esclarecer-nos o quanto esse processo
é indispensável e comum a todos. A preparação para a velhice saudável,
ativa e consciente, colabora no sentido de desmistificar o estereótipo
do ancião, bem como da idolatria da juventude e seus valores.
Boa leitura!
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A
Revista Acadêmica Online tem o prazer de apresentar o trabalho
intitulado “Ensino de Cuidados Paliativos no Brasil”, de lavra do
pesquisador Marcos Rodrigo Fernandes. O autor desse artigo é médico pela
Universidade Federal do Pará, com residência médica em Medicina de
Família e Comunidade na Casa de Saúde Santa Marcelina; é especialista em
Dermatologia Clínica pelo Instituto de Pesquisa e Ensino Médico. Em sua
atuação profissional, possui experiência na área de Atenção Primária à
Saúde desenvolvendo ações de promoção da saúde e atividades docentes
assistenciais com alunos do 5º e 6º ano, e residentes de Clínica Médica e
Medicina de Família, e Comunidade, desenvolvendo preceptoria e tutoria
médica.
Ao
analisar a literatura de medicina, a pesquisa aborda um campo de saber
específico da área da saúde, conhecido por Cuidados Paliativos. Por esse
nome entende-se segundo definição oficial da Organização Mundial da
Saúde em 2002, a abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e
seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da
vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento. Seu modo de
tratamento exige cuidadoso diagnóstico de identificação, prevenção, e
tratamento da dor e problemas de ordem física, psicossocial, espiritual,
o que inclui assistência à família do enfermo, que necessita de amparo,
orientação e apoio emocional quando próximas a vivenciar um momento de
luto.
Para
fazer face a esses suportes, os cuidados paliativos consistem na
coordenação de uma equipe profissional multidisciplinar, mormente os
assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros e médicos.
Uma
das razões da pertinência desse estudo está na constatação de
significativa lacuna de quadros disciplinares que abordem a temática
dos cuidados paliativos, nos cursos de graduação e pós-graduação no
Brasil, da área médica, e aponta à necessidade de ampliar essa discussão
ao se repensar a matriz curricular dos profissionais de saúde,
incluindo a inserção dessa disciplina, bem como o de temas referentes a
tanatologia (estudos relativos à morte) na preparação dos futuros
médicos e especialistas.
Será
explanado, nessa pesquisa, como é a natureza multiprofissional dos
cuidados paliativos, pois em cada fase distinta há predominância de uma
área médica em relação a outra, conforme orientações ditadas pelo
momento. O trabalho também aponta a necessidade de os profissionais
serem treinados para avaliar, além do foco técnico da enfermidade, a
condição do enfermo propriamente, e estarem prontos para orientar
pacientes e parentes acerca dos procedimentos adotados, e emocionalmente
preparados para lidar com o sofrimento do doente, e a dificuldade de
seus familiares para suportar o luto.
Essa
produção intelectual contribui ao mostrar que os cuidados paliativos
são uma importante área do saber humano, reconhecendo a essencialidade
de seu papel no auxílio e assistência familiar, e do quanto essa
educação é necessária para se posicionar o melhor possível frente a um
paciente com doença em fase avançada, de modo a oferecer conforto,
tranquilidade ao doente e seus familiares, colaborando ao máximo para o
seu bem-estar e dignidade, até a hora de seu passamento.
Boa leitura!
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