quarta-feira, 21 de novembro de 2018

A natureza da mordida, de Carla Madeira



Carla Madeira lança A natureza da mordida dia 22 de novembro em Belo Horizonte
“A realidade nos escapa como um peixe que arrancamos da água com as mãos, enquanto nos agarramos a ela como náufragos.”

A publicitária Carla Madeira lança seu segundo livro A natureza da mordida este mês, no dia 22 de Novembro as 19h no Vila 211, no bairro Serra em Belo Horizonte.




Seu primeiro livro “Tudo é rio” conquistou leitores de todo o país e encabeçou a lista dos mais vendidos da editora Quixote+Do em 2017/2018.  Foi considerado uma obra prima pela jornalista e escritora Martha Medeiros que dedicou ao livro toda uma crônica na revista Ela do Jornal O Globo- 5/08/2018. Para Medeiros, “Carla consegue não deixar cair um pingo pra fora da narrativa, a prosa nunca escorre para o sentimentalismo barato, não há enchente, transbordamento, excesso – a precisão de sua literatura é absoluta (navegar é preciso).”

É essa força narrativa, cheia de ritmo e precisão, que o leitor vai reencontrar em seu novo romance A Natureza da Mordida. E quando menos esperar, estará fisgado e enredado por uma história que irremediavelmente o morderá.

Como prenunciou o professor de literatura brasileira Antônio Sérgio Bueno[1]  a autora se firma não apenas como uma excelente contadora de histórias, mas também - e principalmente – como uma artista da palavra, que trabalha a linguagem como o fazem os poetas.


A Natureza da Mordida é um livro sobre a amizade. É sobretudo um livro marcado pelo amor à literatura.

Olívia e Biá, as duas protagonistas da história, se encontram pela primeira vez num pequeno sebo improvisado. Devastada por uma perda recente, Olívia se deixa envolver pela fala desatinada de Biá, por seu humor dilacerante, sua tragédia cotidiana e os mistérios de uma dor antiga.

Nos doze primeiros encontros de Biá e Olívia, o leitor se verá enredado por uma história cheia de lacunas. Vai experimentar, como a própria Biá, as intensidades da perda de memória, marcada ora pelos esquecimentos, ora pelas lembranças salientes. Será preciso mastigar cada tesouro que emergirá dos encontros e das anotações feitas por Biá, mesmo que tomado pela angústia de não poder compreendê-los ainda.

 A partir daí, tudo começa a ser revelado. A narrativa ganha o fluxo das histórias que não podem ser interrompidas, toda a vida de Olívia virá à tona: as brincadeiras e sofrimentos da infância, a adolescência e seus hormônios, a descoberta desconcertante da beleza e da arte, o amor por Rita e o abandono. Ao conhecer a vida de Olívia, o leitor vai sendo preparado para compreender Biá. O que cada um de nós faria se estivesse em seu lugar?

É com essa provocação, que desestabiliza as fronteiras entre o bem e  mal e obriga o leitor a se colocar no lugar do outro, que A Natureza da Mordida se torna um livro de força universal.



Sobre a autora:



Carla Madeira nasceu em Belo Horizonte. Largou o curso de matemática e se formou em jornalismo e publicidade. Foi professora de redação publicitária na Universidade Federal de Minas Gerais e é diretora de criação da agência de comunicação Lápis Raro. Em 2014, lançou seu primeiro romance, “Tudo é rio”, um sucesso editorial, recebido com entusiasmo pelo público e pela crítica.   

Ficha técnica
Titulo: A natureza da mordida
Autor: Carla Madeira
Editora: Editora Quixote+Do Editoras Associadas
Projeto gráfico: Daniela Piancastelli da Silveira  
ISBN: 978-85-66256-35-2
268 pgs.
Preço: 52,90

Serviço
Lançamento do livro A natureza da mordida, da autora Carla Madeira

Dia: 22/11/2018 
Local: Vila 211 - Rua Professor Estevão Pinto, 211
Bairro Serra | Belo Horizonte  
Hora: 19h




[1] Antônio Sérgio Bueno foi professor de literatura brasileira na UFMG por 30 anos. É mestre em literatura brasileira pela UFMG, doutor em literatura comparada pela UFMG e autor dos livros 'O modernismo em Belo Horizonte' (1982), 'Affonso Ávila' (1993) e 'Vísceras da memória: uma leitura da obra de Pedro Nava' (1997), todos pela Editora UFMG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário