quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

A Herança de Sobreira - comentário



Um dos livros mais interessantes que li recentemente. Antônio de Paiva Moura reúne personagens fictícios a personalidades históricas para compor um painel da história mineira do século XVIII ao século atual.



Quem era Sobreira? Na verdade era Manoel Teixeira Sobreira, rico português que veio parar na região das Minas Gerais e que, segundo contam... aí entra um pouco da lenda, das muitas lendas que assombraram a região mineira através dos séculos. Ele teria enterrado ouro e diamantes nas raízes de uma jabuticabeira. Somente uma pessoa sabia onde estava o tesouro: Porfírio, um escravo. Que, temendo ser morto pelo patrão, resolveu fugir, mas foi encontrado pelo capataz do Sobreira.

E aí acontecem coisas que pertencem, muitas, ao aspecto lendário já referido. Ouro e diamantes aparecem, mas seriam a herança do Sobreira? E algum dia alguém teria encontrado tal tesouro? Ou o que encontraram eram outros tesouros enterrados por outras personagens? É preciso destrinchar essa situação, e é o que o autor nos oferece nesse belo livro.Tudo entremeado com o contexto histórico que o autor conhece tão bem, eis que foi professor de História de Minas e é autor de vários livros como “Turismo e patrimônio cultural”, “Almanarte – Saberes e fazeres da cultura popular”, “As Minas Gerais – dicionário bibliográfico”, “História da violência em Minas”, “Panorama Literário de Diamantina. Séculos XIX e XX”, entre outros.

Leitura fácil, gostosa. Recomendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário