Lorena Lopes da Costa é Professora Adjunta de Teoria da História na
UFOPA. Doutora (2016), mestre (2012) e licenciada (2009) em História pela UFMG.
Realizou o doutorado sob orientação do Prof. Dabdab Trabulsi, com período de
doutorado-sanduíche de um ano (2015) sob a orientação do Prof. François Hartog,
na EHESS - Paris.
Resumo do livro:
Falsificar
é uma necessidade histórica. Tal necessidade histórica verifica-se em
contextos nos quais a ruptura com o passado é tão pujante que algo familiar
à tradição precisa ser mantido na comunicação de tal experiência. Este
livro elege dois desses contextos para analisar o processo de falsificação
pelo qual passam as histórias de herói. Em comum, os dois contextos
escolhidos têm como causa maior de seu choque com o passado a guerra (mais
especificamente, o novo formato da guerra resultante das novas tecnologias de
que ela dispõe).
Do
contexto da Guerra do Peloponeso, três peças são analisadas: Troianas (415
a. C.) e Helena (412 a. C.) de Eurípides e Filoctetes (409 a. C.) de
Sófocles. Do segundo contexto, em território francês, a experiência da
Grande Guerra dá nova estampa às aventuras de Odisseu, transformando-as em
desventuras só cabíveis a quem experimentou o horror das trincheiras.
Analisam-se, então, Elpénor (1926) de Jean Giraudoux; Naissance de l'Odyssée
(1930) de Jean Giono; Les Aventures de Télémaque (1922) de Louis Aragon e Le
Retour d'Ulysse (1921) de Valmy-Baysse.
O
estudo de cada uma das tragédias ou cada um dos romances busca apreender de
que forma a atualização do herói e das histórias de herói está em
diálogo com a guerra vivida. Deseja-se, a partir delas e da percepção das
necessidades coevas, propor de que forma as velhas histórias, ao serem
renovadas, participam desse processo de falsificação que as permite elaborar
os desafios do presente num código já conhecido, dando conta assim de
formular e demarcar ao mesmo tempo o ineditismo da necessidade.
VENCEDOR - MELHOR TESE
DE HISTÓRIA 2016 PPG HISTÓRIA UFMG
[...] um trabalho de fôlego, resultado de uma pesquisa de fundo, sobre tema muito interessante, e muito bem escrito. O texto interessará um público muito variado: todos os que gostam de história antiga, mas também de história contemporânea, os que trabalham sobre literatura antiga e sobre literatura francesa do século XX, assim como os que lidam com teoria da história e filosofia.
José Antonio Dabdab Trabulsi - Professor Titular UFMG
[...] trabalho de uma qualidade ímpar, ...temática extremamente atual e de interesse do público tanto dos especialistas nos Estudos Clássicos quanto em Literatura e História Contemporânea. A abordagem desenvolvida pela autora é original e contribui muito para a ampliação de conhecimentos nas áreas da História Antiga e dos estudos de recepção da cultura clássica pelas sociedades contemporâneas.
Fábio de Souza Lessa - Professor Associado UFMG
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