quarta-feira, 20 de março de 2019

A morte da verdade - resenha em cinco pontos

        por Cristina Moreno de Castro

Texto escrito por Douglas Garcia, professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)


1. Quem é a autora?
É a norte-americana (de origem japonesa) Michiko Kakutani, jornalista e escritora, crítica de literatura do "New York Times" por longo tempo. Ganhadora de um Prêmio Pulitzer por sua crítica literária.
2. De que trata o livro?
O tema do livro fica claro em seu subtítulo: "Notas sobre a mentira na Era Trump". Sua motivação é estabelecida em sua dedicatória: "Para os jornalistas em todo o mundo que trabalham para noticiar os fatos". São nove capítulos que podem ser lidos de maneira independente, com títulos como "As novas guerras culturais", "O desaparecimento da realidade", "Propaganda e fake news" e "Filtros, bolhas e tribos". Tendo sido publicado em 2018, o livro aborda as práticas de Donald Trump nas eleições de 2016, bem como as estratégias de comunicação em sua administração, iniciada em 2017.
3. Por que vale a pena ler?
O livro merece ser lido porque, em primeiro lugar, é rico em referências a eventos, agentes e práticas relacionadas à propaganda política da maior democracia do mundo, a americana, e o modo como ela se transformou a partir das tendências na comunicação em escala planetária, pela internet. Além disso, o livro trata de fenômenos que vão além das fronteiras americanas, como as práticas de agentes cibernéticos russos em diversas eleições ao redor do mundo e a tendência de políticos autoritários criarem narrativas desestabilizadoras da imprensa, da ciência e das instituições políticas democráticas. [Nota da Kika: assim como Jair Bolsonaro faz no Brasil]
4. Quais são as áreas de interesse relacionadas ao livro?
As áreas de interesse deste livro abrangem, sobretudo, as de Relações Internacionais, Estudos de Comunicação e Ciência Política. O livro tem apelo, além disso, a todo aquele interessado na política e na cultura americanas mais recentes, bem como nas tendências antidemocráticas presentes na política contemporânea, não só nos EUA.
5. Qual é o nível de acessibilidade da leitura?
Trata-se de uma leitura acessível, por contar com muitas exposições de casos concretos da política americana, das quais a autora parte para considerações mais gerais sobre política, comunicação e cultura.
A Morte da Verdade: Notas Sobre a Mentira na Era Trump
Autora: Michiko Kakutani
Tradução:  André Czarnobai e Marcela Duarte
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2018
272 páginas
Preço: R$ 39,90
(fonte: blog da Kika Castro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário