quarta-feira, 29 de maio de 2019

O cérebro no mundo digital, de Maryanne Wolf

“Neste bem pesquisado livro, Wolf apresenta argumentos lúcidos para ensinar nosso cérebro a abraçar a era da tecnologia digital.” - Alberto Manguel

“Maryanne Wolf vai para o cerne da questão: ler é um ato político e a velocidade da informação pode diminuir nossa capacidade de pensamento crítico.” - Corriere della Sera

“Este rico trabalho da cientista Maryanne Wolf trata de uma questão urgente: como os dispositivos digitais afetam o cérebro leitor? Wolf explora as camadas cognitivas abaixo da superfície das palavras, a desmotivação das crianças saturadas pelos estímulos em telas e o poder da leitura profunda e de textos desafiadores.” - Nature

“A era digital está efetivamente remodelando o circuito de leitura de nossos cérebros. Mas há esperança, argumenta Wolf: a leitura profunda, contínua, é vital para desenvolver novamente a atenção e manter o pensamento crítico, a empatia e outras habilidades em perigo de extinção.” - The Wall Street Journal

“Wolf mantém os pés no chão ao apresentar sugestões para ensinar crianças pequenas a serem competentes, curiosas e contemplativas em um mundo inundado por estímulos digitais. Este é um chamado claro para pais, educadores e desenvolvedores de tecnologia para trabalhar com o objetivo de reter os benefícios da leitura, independentemente do suporte.” - Publishers Weekly


***
O que acontece no nosso cérebro quando lemos? Como a multiplicação de telas nas nossas vidas afeta a forma como lemos? E quais os perigos – e oportunidades – da leitura digital? Essas questões são analisadas pela neurocientista norte-americana Maryanne Wolf. Com base em diversas pesquisas, a autora mostra a importância da leitura profunda na história da humanidade e como ela está ameaçada. Mas nos dá esperança: é possível educar as crianças para que sejam duplamente letradas, tanto em livros impressos quanto em leitura digital. Dessa forma, elas poderão aproveitar o melhor dos dois universos.

A neurocientista Maryanne Wolf recebeu diversos prêmios acadêmicos e é incansável defensora do letramento das crianças ao redor do mundo. Diretora do Center for Dyslexia, Diverse Learners, and Social Justice na UCLA (Universidade da Califórnia) e professora da Tufts University, é autora de mais de 160 publicações científicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário