“Neste bem pesquisado livro, Wolf
apresenta argumentos lúcidos para ensinar nosso cérebro a abraçar a era da
tecnologia digital.” - Alberto Manguel
“Maryanne Wolf vai para o cerne da
questão: ler é um ato político e a velocidade da informação pode diminuir nossa
capacidade de pensamento crítico.” - Corriere della Sera
“Este rico trabalho da cientista
Maryanne Wolf trata de uma questão urgente: como os dispositivos digitais
afetam o cérebro leitor? Wolf explora as camadas cognitivas abaixo da
superfície das palavras, a desmotivação das crianças saturadas pelos estímulos
em telas e o poder da leitura profunda e de textos desafiadores.” - Nature
“A era digital está efetivamente
remodelando o circuito de leitura de nossos cérebros. Mas há esperança,
argumenta Wolf: a leitura profunda, contínua, é vital para desenvolver
novamente a atenção e manter o pensamento crítico, a empatia e outras
habilidades em perigo de extinção.” - The Wall Street Journal
“Wolf mantém os pés no chão ao
apresentar sugestões para ensinar crianças pequenas a serem competentes,
curiosas e contemplativas em um mundo inundado por estímulos digitais. Este é
um chamado claro para pais, educadores e desenvolvedores de tecnologia para
trabalhar com o objetivo de reter os benefícios da leitura, independentemente
do suporte.” - Publishers Weekly
***
O que acontece no nosso cérebro quando
lemos? Como a multiplicação de telas nas nossas vidas afeta a forma como lemos?
E quais os perigos – e oportunidades – da leitura digital? Essas questões são
analisadas pela neurocientista norte-americana Maryanne Wolf. Com base em
diversas pesquisas, a autora mostra a importância da leitura profunda na
história da humanidade e como ela está ameaçada. Mas nos dá esperança: é
possível educar as crianças para que sejam duplamente letradas, tanto em livros
impressos quanto em leitura digital. Dessa forma, elas poderão aproveitar o
melhor dos dois universos.
A neurocientista Maryanne Wolf recebeu
diversos prêmios acadêmicos e é incansável defensora do letramento das crianças
ao redor do mundo. Diretora do Center for Dyslexia, Diverse Learners, and
Social Justice na UCLA (Universidade da Califórnia) e professora da Tufts
University, é autora de mais de 160 publicações científicas
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