O comentário de minha colega escritora, Carol Bonacim, eu preferi colocar à vista, em vez de deixá-lo apenas como comentário do texto inicial.
Para autores iniciantes, como eu, as feiras e bienais de livros são a porta de entrada para o universo literário. É no decorrer destes eventos que nós, autores independentes, podemos divulgar nosso trabalho, bem como nos apresentar para os potenciais leitores.
No entanto, muito trabalhamos para pouco sermos reconhecidos, não pelos leitores que, quando nos descobrem, se realizam tanto quanto nós, porém nos sentimos "deixados para escanteio" pelos próprios organizadores dos eventos, que, ao que tudo indica, estão mais preocupados em faturar milhões pela locação inflacionada dos estandes do que realmente promover a cultura, fomentar a leitura, e apoiar a literatura nacional.
No Brasil, a sexta arte é pouco reconhecida e incentivada. Razões para isso existem às pencas. Entretanto, este assunto não é foco desta opinião.
Falta um pouco mais de respeito e consideração a todos que fazem questão de participar destes eventos literários, seja por meio de grandes distribuidoras, editoras, ou mesmo nós, autores independentes.
Aliás, formamos a força motriz de todas essas feiras e bienais que ocorrem por todo o Brasil, e o fazemos justamente pelo nosso amor e carinho pela literatura, mesmo que soframos todo tipo de preconceito, discriminação, sejamos "extorquidos" pelo preço abusivo do aluguel dos estandes...
Enfim... sociedade brasileira, governo brasileiro, olhem pra "gente" com um pouco mais de carinho e consideração, pois somos e formamos as "mentes pensantes" deste país. O futuro desta nação pode estar nas nossas mãos, nas nossas ideias e nos nossos ideais.
Carol Bonacim é autora de uma tetralogia, cujo primeiro volume já foi publicado: Operação Arcádia. Vale a pena ler. Já li e recomendo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário