quarta-feira, 12 de junho de 2019

Transições democráticas - ensinamentos dos líderes políticos


Como países tão diversos fizeram a transição de regimes autoritários para democráticos? Este livro apresenta uma série de entrevistas com lideranças políticas que desempenharam papel de destaque nessas transições em seus países, entre as décadas de 1980 e 1990: Fernando Henrique Cardoso, no Brasil; Patricio Aylwin e Ricardo Lagos, no Chile; Ernesto Zedillo, no México; Aleksander Kwasniewski e Tadeusz Mazowiecki, na Polônia; F. W. de Klerk e Thabo Mbeki, na África do Sul; Felipe González, na Espanha.


Esses líderes compartilham suas experiências sobre os bastidores dos processos históricos que culminaram no estabelecimento dos regimes democráticos em suas nações, com as peculiaridades de cada uma.
As entrevistas são acompanhadas de uma análise dos respectivos países feita por especialistas, além de uma resenha biográfica dos entrevistados e uma cronologia. A obra traz também um capítulo sobre a contribuição dos movimentos de mulheres nesses momentos de transição e um ensaio dos organizadores.
As lições desta obra são muito úteis para prevenir regressões da democracia para o autoritarismo.

Os autores:

Sergio Bitar é engenheiro, economista e político. Foi ministro no Chile no gabinete do presidente Salvador Allende. Após o golpe de Estado, foi preso político e posteriormente exilado nos Estados Unidos e na Venezuela. Mais tarde foi senador, líder do Partido pela Democracia e ministro dos governos de Ricardo Lagos e Michelle Bachelet. É presidente da Fundação pela Democracia do Chile e diretor do programa Tendências Globais e o Futuro da América Latina do Centro Diálogo Interamericano. Tem mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de Harvard.

Abraham F. Lowenthal é professor emérito de Relações Internacionais da Universidade do Sul da Califórnia, fundou o programa sobre América Latina no Centro Woodrow Wilson, no Diálogo Interamericano e no Conselho do Pacífico sobre Política Internacional. Suas publicações abordam a política latino-americana, as relações interamericanas, a governança democrática e a política externa dos EUA. É doutor pela Universidade de Harvard.

Nenhum comentário:

Postar um comentário