sábado, 10 de março de 2018

Duas obras minhas


 Quando me interessei em escrever um romance, decidi utilizar um período da História brasileira marcado pela opressão, pela censura, pela proibição, por torturas, para abordar uma questão angustiante: como fica o amor em uma época como essa? Existem espaços para serem ocupados por aqueles que amam? Essas questões me fizeram narrar o contexto das décadas de 1970 e 1980. Foram décadas em que, paralelamente à censura, à opressão, à vigilância sobre os corpos, as pessoas encontravam alternativas, derivadas da grande revolução sexual da década de 1960.


 O AI-5 é a marca simbólica do período, pois garantiu aos governantes amplos poderes. Jornais censurados, livros proibidos, parlamentares cassados, Congresso fechado. Ele esteve presente na vida brasileira, sufocando os grupos de oposição. Este é o pano de fundo do primeiro volume da série. Já o segundo volume trata do início do fim dessa opressão, o que fica evidente pelo título. Quem era criança chegava agora à idade adulta. Que mundo os esperava?

Nesses dois livros você terá belas histórias de amor, algumas não tão convencionais, mas que existiram na época. Histórias recheadas de angústias, de medos, de alegria, de erotismo. Confira!

2 comentários:

  1. Olá, Ricardo.
    Já houve uma época em minha vida, em que meu pensamento era angústia, por desejar escrever alguma história ou pequenas histórias que aliviasse o peso que eu sentia por viver. Acho que eu consegui adormecer esse desejo, mas não deixei de pensar a respeito. Sou muito sem norte, há muita desordem dentro de mim. E não sei mais, talvez, escrever as palavras que fazem sentido ao meu pensar tão vasto e inquietante.

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,
    Gostaria de ler o segundo romance. Qual é o caminho?
    Parabéns, sempre.

    ResponderExcluir