quarta-feira, 23 de maio de 2018

Comentário sobre o livro No labirinto dos seus olhos, de Bruna Longobucco



Bruna é autora mineira, já com 16 livros publicados. Este seu livro mais recente teve a chancela da editora Chiado, de Portugal.


O romance transcorre em um período de tempo que se iniciou em 2010 e concluiu em 2017. Duas são as personagens principais: Mateus, um milionário empresário de 29 anos, residente em Florianópolis  e Carla, uma jovem de 17 anos que, em 2010, cursava o terceiro ano do Ensino Médio em Belo Horizonte.
Já se pode notar que essas duas personagens irão se encontrar, em algum momento. O que parecia tão distante em termos espaciais, logo se transformou em alguns metros dentro da capital mineira.
O que aquele empresário, rico e famoso, teria vindo fazer em Minas?
Surpreendentemente, ele veio fugindo de um estresse causado pelo fim de um noivado devido à traição dela com seu segurança. Sem saber o que fazer, devido à depressão que tomou conta de si, aceitou o convite de um grande amigo, professor de História em BH. Ele também era formado em História e mesmo receoso de pegar uma turma no meio do semestre, acabou aceitando.
Foi isso que o trouxe a BH e mais ainda, que tornou possível o encontro com Carla, que seria sua aluna. E que, no primeiro dia de aula, chegou atrasada e ao entrar na sala literalmente caiu ao chão. E seus olhares se cruzaram quando ele foi ajudá-la a se levantar.
Tem início aí a trama que irá percorrer as demais páginas do livro. Das conversas iniciais, chegou-se ao casamento e quando ele volta a Floripa, o casal se depara com uma feroz opositora do que ele havia feito: sua mãe. A imagem de sogra tirânica nunca foi demonstrada com tanta perfeição como neste romance. Uma víbora, sem dúvida, basta saber que tratava a nora como a "coisinha sem graça" e que tudo fez para não só infernizar sua vida, mas seu objetivo maior era que o casal se separasse.
Não vou narrar o que acontece em seguida e nem como, ao final, a situação se modifica amplamente.
E nesse ínterim, outras personagens surgem e desenvolvem histórias paralelas. A irmã dele, Sônia, que passa a ter um relacionamento homossexual; a irmã dela, Karina, que se torna apaixonada por um dos guarda-costas de Mateus; a amiga dela, Camila, que se envolve com o amigo Daniel que o tinha levado a BH.
Veja-se: muitas personagens, muitas histórias, todas girando em torno do relacionamento entre Mateus e Carla.
Bruna tem uma linguagem tranquila, gostosa de ler. Amarra bem as histórias que nos apresenta.
Recomendo sua leitura. Vale a pena!

Um comentário:

  1. É muito gratificante ler o comentário de um colega das letras!!! Agradeço de coração. Abraços!!!

    ResponderExcluir