quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Desconstruindo o silenciamento feminino, de Telma Ventura


Desconstruindo o silenciamento feminino abarca um enfoque literário-crítico inovador, visto estabelecer um estreito diálogo analítico entre estética e política em uma unidade de sentido perfeita, empreendendo, a partir de tal associação, a análise da obra literária em seus efeitos de sentidos críticos ao silenciamento da voz da mulher na sociedade patriarcal portuguesa. Assim, Telma Ventura convida seus(as) leitores(as) a adentrar pela Literatura Portuguesa, pelos Novos Realismos que se evidenciam na produção ficcional contemporânea, assim como por um aspecto ainda carente de discussão teórico-crítica: a presença da mulher-escritora na Literatura Portuguesa, bem como de toda a literatura de autoria feminina.



Com a análise empreendida de Fazes-me Falta, o presente estudo, indubitavelmente, atinge seu ápice. Nela, Telma Ventura mergulha – e conduz o(a) leitor(a) – pelas páginas desta narrativa brutal, caleidoscópica, plural, fragmentada, enigmática, propondo, de forma ousada e perspicaz, a aproximação entre o corpus textual e o corpo feminino, entre a tessitura narrativa e o papel político-social da mulher contemporânea. Partindo dessas aproximações, a pesquisadora destaca a proposta de Inês Pedrosa: o (re)pensar do papel da mulher na sociedade contemporânea. Um projeto estético, portanto, que claramente concebe a escrita literária como forma de ação política, (re)pensando a arte como possibilidade de (trans)formação política e social.



Telma Ventura é educadora há 25 anos. Idealizadora e curadora do projeto de mediação de leitura Um Conto por Encontro®, e do Projeto Cultural Voz de Mulher®. Mestra em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, pesquisa as interfaces entre Literatura e Psicanálise, bem como as Literaturas de Autoria Feminina, com foco nas performances narrativas presentes na matéria literária. Coautora de artigos que integram as obras Educação e Linguagens (BT Acadêmica / CAPES, 2017) e A literatura infantil e juvenil na contemporaneidade: Histórias, Caminhos, Representações (BT Acadêmica, 2016). Mediadora dos encontros da Mythological RoundTable Group Pinheiros®, representado a Joseph Campbell Foundation na cidade de São Paulo (desde 2010), em uma busca pela compreensão da experiência humana traçada por meio do Mito e da Literatura. Desconstruindo o silenciamento feminino: Inês Pedrosa e a narrativa performática de Fazes-me Falta (Editora Todas as Musas) é a sua primeira obra individual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário