quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

O império do sentido, de François Dosse




Enriquecida por entrevistas inéditas, a obra demonstra como o trabalho empenhado em várias disciplinas permite hoje proposições inovadoras no social e no político
Em meio a novos conceitos e novas teorias, as “pesquisas de ponta” na área de ciências humanas emergem e restauram pontes entre os diferentes campos, posicionando homem e sujeito no centro das reflexões. Com intenção de observar a sistemática em que se processam esses trabalhos, François Dosse traz a lume O império do sentido: a humanização das ciências humanas, lançamento da Editora Unesp. São nove grandes capítulos que trazem, além de profunda fundamentação teórica, entrevistas com os atores responsáveis por pesquisas promissoras na área.
Como contexto, o autor parte da cena intelectual francesa, que parece estar dividida em dois polos bem demarcados: de um lado, alguns filósofos midiáticos, perguntados e prontos a oferecer opiniões sobre os mais diversos assuntos; de outro, “a comunidade totalmente atomizada dos pesquisadores em ciências humanas, cada vez mais encerrados em sua tecnicidade e incapazes de produzir uma linguagem comum que possa interessar a sociedade a participar do debate público”, explica Dosse. Para ele, esse distanciamento aparente oculta uma evolução profunda que passou despercebida.
“Hoje os trabalhos circulam mais sob a forma de artigos pontuais, retomados, comentados, discutidos no seio de colóquios ou de revistas de especialistas”, escreve. “Essa profissionalização em curso nas ciências humanas não deixa de evocar o habitus há muito característico dos pesquisadores em ciências exatas.”
Longe de ser codificado a um número restrito de especialistas, o livro flui numa leitura acessível, oferecendo-se também ao não especialista.  

Sobre o autor: François Dosse é professor na École Supérieure du Professorat et de l’Éducation (ESPE), da Universidade Paris-Est Créteil (UPEC), e no Instituto Político de Paris. Atua também como pesquisador do Centro de História Cultural da Universidade de Versailles/ Saint-Quentin-en-Yvelines e como coeditor da revista Espaces Temps. Tem publicados pela Editora Unesp os livros A história(2012), As correntes históricas na França – séculos XIX e XX (2012, coautoria com Christian Delacroix e Patrick Garcia), Renascimento do acontecimento (2013) e A história à prova do tempo (2017).

TítuloO império do sentido: a humanização das ciências humanas
Autor: François Dosse
Tradutor: Ilka Stern Cohen
Número de páginas: 530
Formato: 14 x 21 cm
Preço: R$ 82,00
ISBN: 978-85-393-0754-8  


Nenhum comentário:

Postar um comentário