terça-feira, 16 de abril de 2019

As abolições da escravatura, de Marcel Dorigny





A escravidão colonial terminou apenas no século xix e seu fim se deu em um processo longo, complexo e conflituoso. Esta obra apresenta esse processo sob a ótica da História Mundial e nos ajuda a compreender a História do Brasil dentro de um quadro mais amplo.

Neste livro, o leitor conhecerá os pretextos dos senhores e dos mercadores para sustentar a escravidão, as condições sociais e econômicas dos países americanos e europeus, a luta física e intelectual pela libertação tanto no Brasil quanto nos EUA e nas ilhas caribenhas. O leitor conhecerá ainda as diferenças entre o que acontecia nas colônias francesas, espanholas e inglesas, assim como nos países que já haviam conquistado sua independência. E por que o Brasil se destacou negativamente como o último país a libertar seus escravos.

O autor:
Marcel Dorigny é historiador e atua no Departamento de História da Universidade Paris-VIII. É membro do Comité pour la Mémoire de l’Esclavage, diretor da revista Dix-huitième Siècle e presidente da Association pour l’Étude de la Colonisation Européenne (1750-1850). Escreveu diversos livros sobre abolição e escravatura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário