quarta-feira, 25 de julho de 2018

Entre a maternidade e a acessibilidade - livro de Sônia Pessoa

Entre a maternidade e a acessibilidade: pesquisadora lança livro sobre experiências com filho com deficiência

Evento ocorre no sábado, 11 de agosto, às 11h, no Espaço do Conhecimento UFMG


Amar incondicionalmente um filho com uma deficiência cria forças para lutar por ele e por outros que são diferentes da maioria e acabam vítimas de olhares preconceituosos. Aliar a vida pessoal e a pesquisa acadêmica sobre o tema pode ser um modo de existência profissional.  
Este é o tema do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas, que será lançado no próximo sábado, 11 de agosto, às 11h, no Espaço do Conhecimento UFMG.

A obra é um ensaio teórico da professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG Sônia Pessoa e teve como ponto de partida as vivências com seu filho, Pedro, que tinha hidrocefalia e morreu em 2016. Na obra, ela aborda as emoções presentes no discurso e mostra como é possível escrever e pesquisar sobre elas.

A autora é doutora em Estudos Linguísticos, com estágio na Université Paris Est-Crèteil/Le Céditec, e uma das fundadoras do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades. Sônia também é idealizadora do blog Tudo Bem Ser Diferente, que trata da educação inclusiva.

O lançamento acontece na cafeteria do Espaço e tem entrada gratuita.

A professora Ida Lucia Machado, que escreveu o prefácio do livro, assim o definiu: 
"É um ensaio teórico, que fala das emoções no discurso e mostra como é possível escrever e pesquisar sobre elas. Mas, é preciso deixar claro que tudo isso foi feito não escondendo a tão necessária subjetividade da autora/pesquisadora que,  com sua voz doce e calma nos conta e nos ensina muitas coisas. Coisas simples mas que nem todos sabem fazer: como amar incondicionalmente um filho que nasceu com uma deficiência, como lutar por ele e, a partir daí como lutar por outros, por toda uma multidão de “diferentes” que uma sociedade composta por pes- soas insensíveis, pode olhar apenas com curiosidade, se não o faz com certa hostilidade." [Ida Lucia Machado]

 

Serviço:
Lançamento do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas
Quando: Sábado, 11 de agosto, às 11h às 15h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.
Entrada: gratuita

Informações para a imprensa:
espacoufmg.comunicacao@gmail.com | (31) 3409-8352 | (31) 99306-0348

Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Cemig, da Unimed-BH e do Instituto Unimed-BH.


Os interessados em adquirir o livro impresso podem entrar em contato com a autora pelo soniacaldaspessoa@gmail.com: PESSOA, Sônia Caldas. Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas. 1. ed. Belo Horizonte: Selo PPGCOM/ O Lutador, 2018. v. 1. 120p. ISBN: 978855494405-6
Os interessados em ler a versão digital podem fazer o download gratuito no link http://www.seloppgcom.fafich.ufmg.br/index.php/seloppgcom/catalog/book/21) E-book: PESSOA, Sônia Caldas. Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas. 1. ed. Belo Horizonte: Selo PPGCOM, 2018. v. 1. 120p. ISBN: 978855494406-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário