segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Depois dos grandes autores, o elogio de uma sensível leitora!


Segunda-feira amanhece chuvosa, céu nublado... mais um dia triste? 
Não! Como ficar triste ao abrir meu e-mail e me deparar com o depoimento de uma amiga que terminou a leitura do meu romance e me diz coisas lindas? E ainda, com toda a modéstia do mundo, pensa que não conseguiu expressar o que sentiu...

Olhem as desculpas dela e depois leiam o comentário, coloquei os dois em cores e fontes diferentes:

As desculpas:

Como é difícil...
escrever sobre o amor.
tentei, sim, tentei...
rascunhei várias vezes..
e percebi que precisaria ser objetiva e não emaranhar a quantidade de palavras que costumo escrever.
mas, por ser você, eu queria algo bonito.
não sei se consegui.
se não, a boniteza fica guardada, sem palavras, dentro de mim.
um brinde a você, escritor Ricardo, que escreve romance na história verdadeira.
eu acho, totalmente, que demorei muito tempo para começar a ler. 
mas, comecei e não parei..
e espero que você não pare esse encanto de ser escritor de romance na história.
lembrei-me do Jaime Pinsky e seu livro "Por que gostamos de história"
estranho, mas seu romance me deu a resposta ao Jaime.
beijos
e Bravo!!!!!
Kátia Lima




O comentário

O amor movimenta o romance.

O livro é uma ode de amor à história.

E em uma época obscura de nosso país, com universidades cerceada pelo olhar repressor de diretores, o amor envolve o professor Afonso e sua aluna Haydeé.

O romance nos mostra a história narrativa nos tempos do AI5.

Não observei distanciamento do historiador Ricardo Moura do escritor romancista.

Existe uma história inventada dentro da história verdadeira.

Um romance em um contexto histórico: a ditadura militar no Brasil.

Os protagonistas do romance nos encantam. Há o consentimento da esposa de Afonso - Celina - para que ele se envolva com Haydeé.

Isso é maravilhoso. A liberdade e o respeito ao amor.

A sexualidade que desnuda a sensualidade sem vulgaridade e sim com a descoberta do prazer proporcionado e recebido.

Observei no decorrer do romance mais amor que AI-5.

A ditadura nos golpeou ao final do romance.

E me deixou a sensação de pedir continuidade.

Prossiga nesse desafio que enlaça a história e suas possibilidades em escrever romances.

Nenhum comentário:

Postar um comentário