quarta-feira, 18 de março de 2020

Entrevista - Maria Aparecida Vasconcelos Lavigne


Continuando a divulgação dos(as) autores(as) da Liga de autores mineiros, temos hoje a entrevista com Maria Aparecida Vasconcelos Lavigne.


1.       Fale um pouco sobre sua trajetória de vida antes de se dedicar à literatura.
Creio que me dedico à literatura desde a infância, pois as palavras sempre me acompanham! Na quinta série, fui premiada pela Academia Feminina Espiritossantense de Letras, como estudiosa da língua portuguesa! Sou professora de Português e Francês; lecionei durante 28 anos. Participo de concursos literários, sou atriz de Teatro, formada pelo Núcleo de Estudos Teatrais (NET), de Belo Horizonte. 

2.       Quando descobriu sua “vocação” para a literatura?
Escrevo desde os onze anos, as palavras me fascinam! Escrevo em português e francês. 

3.       Fale um pouco sobre seus livros.

Meu primeiro livro de poesias FIO POR FIO foi publicado em 14-3-2016. Preparo outro de poesias em português e outro de poesias em francês. Preparo também um livro infantil. 




4.       Existe algum que seja o preferido? Por que?
FIO POR FIO terá um lugar especial! 

5.       Você baseia seus textos em fatos da vida real, ou são mera ficção?
Geralmente em fatos da vida real.

6.      Queria saber sobre sua experiência com editoras, caso publique por elas, ou então se realiza produção independente. Quais as dificuldades encontradas?
Produção independente. Editora Getsemani. Dificuldade de divulgação e comercialização dos livros. 

 7.      Nas entrevistas e bate-papos que acompanhamos pela internet, verificamos que existe uma preocupação muito grande com a revisão. Há livros sendo publicados sem revisão de espécie alguma, nem a técnica (própria da editora) nem a ortográfica/gramatical. O que você pode nos dizer a respeito? No seu caso particular, você contrata um(a) revisor(a)? Ou a editora se encarrega disso?
Na Editora Getsemani há trabalho de revisão. Eu também sou revisora. 

 8.      Outro ponto chave para os novos autores é a divulgação de suas obras. Pode nos dizer de sua experiência a respeito?
 Pertencer à Liga de Autores Mineiros facilita a divulgação do meu livro FIO POR FIO. 

9.     Algo que muito me espanta são os comentários depreciativos sobre a literatura brasileira contemporânea. É comum ouvir-se algo do tipo “não gosto, não leio autores nacionais”. Em seu entendimento o que explicaria tal tipo de comentário?
A literatura brasileira contemporânea possui importantes nomes. Clarice Lispector; Guimarães Rosa; meus colegas da Liga de Autores Mineiros enobrecem a nossa Literatura. 
A influência da literatura de língua inglesa é muito grande. Os filmes ingleses e/ou  norte-americanos conquistam o público, que procura nos livros/fonte a continuação do seu deleite.

 10.  A partir de sua experiência pessoal, o que poderia dizer para aqueles e aquelas que pretendem publicar livros?
Publicar livros é um prazer , pois o autor/a autora  espera partilhar com os seus leitores a emoção que o/a levou a elaborá-los e lhes dar vida. 

Um comentário:

  1. Tia Cidinha! Parabéns!!! Tenho orgulho de ser sua sobrinha. Laura aqui. Mil beijos !!!

    ResponderExcluir