quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Comentário sobre "Margarida, a menina mais que Malmequer" de Rogélia Proença


Em minha recente estada em Lisboa, participando do IV Salão do Livro Português, fiquei conhecendo Rogélia Maria Proença, poeta, ficcionista e ensaísta. Membro da Associação Portuguesa de Poetas, já publicou várias obras e já recebeu vários prêmios.

Entre suas obras contam-se: “Um amor que vence Chronos”, “O livro dos silêncios”, “Pó de estrelas”, “Papel de Seda, Árvore e Asa”, “O avesso dos dias – poesia, prosa e fotografia”, “O mago das palavras – contos, texto dramático e outros tecidos”, “Pedras de ouro”.

No IV Salão, ela levou seu mais recente livro, dedicado ao público infanto-juvenil: “Margarida, a menina mais que Malmequer”. Foi este que adquiri e tive o prazer de ler, antes de meus netos, a quem o livro foi dedicado gentilmente pela autora.


Trata-se de uma história trilingue. Português, Inglês e Francês são as línguas em que o texto aparece, ao lado de belíssimas ilustrações, obra de Patrícia Cunha.

São três contos: “O segredo de Margarida”, “Margarida, Bem-me-Quer” e “Margarida e o Senhor Coelho”. Na verdade, apenas o primeiro aparece em três línguas, mas ele ocupa praticamente 90% das páginas do livro. E no prefácio Regina Gouveia, vereadora da Educação e da Cultura do Município de Covilhã, sintetiza em três linhas aquilo que os leitores mirins irão encontrar:

Ao mesmo tempo que ensina sobre a Natureza, este conto infantil da professora e escritora Rogélia Proença pretende ajudar as crianças a lidar com o luto e as perdas, retirando do silêncio um tema potencialmente apoético: a morte.

Não vou resumir a história, afinal este era um segredo de Margarida...

E no final do livro ainda existem desenhos para os leitores colorirem e a sugestão para que também escrevam:

- Agora, mãos à obra! Escreve tu a tua história, “Margarida e o País das suas Maravilhas” ou outra a teu gosto...!

Ficamos no aguardo de que as livrarias brasileiras tragam logo este livro maravilhoso para que nossas crianças possam andar armadas com livros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário