Por Shirley M. Cavalcante (SMC)
Fernanda Camillo é escritora graduada pela Universidade de São Paulo e Master in Fine Arts pelo Instituto Vera Cruz, também em São Paulo. Autora de diversos contos, em 2005 publicou o livro de poemas “Além do Olhar” e está lançando seu primeiro romance “A Mulher Oculta “.
“Ao longo do processo de escrita me surpreendeu o quanto fiquei envolvida. Passei tanto tempo com os personagens que eles se tornaram reais e quando saia à rua ficava reparando nas pessoas que se pareciam com eles.”
Boa leitura!
Escritora Fernanda Camillo, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos, o que a motivou a ter gostos por textos poéticos, chegando a publicar o livro de poesias “Além do Olhar”.
Fernanda Camillo - É meu prazer conversar com a revista Divulga Escritor. Na vida moderna, as sensações não são observadas e acabam sendo postas de lado para darem espaço a comportamentos e opiniões massificados. A poesia permite que os sentimentos e as imagens sejam prioridades permitindo uma interação mais equilibrada com nosso mundo interior.
Apresente-nos a obra (sinopse)
Fernanda Camillo - O livro “Além do Olhar” foi escrito com a intenção de expressar a experiência do olhar poético sobre fatos prosaicos do cotidiano. É um convite a ter uma pausa na correria do dia a dia e prestar atenção aos detalhes que passam despercebidos e refletir sobre questões mais profundas de nossa existência.
Recentemente, publicou o seu primeiro romance “A mulher Oculta”. Como surgiu inspiração para construção do enredo que compõe a obra?
Fernanda Camillo - Estudo e observo as mulheres desde sempre. Principalmente as transformações ao longo do tempo em torno do papel da mulher na família e na sociedade.
O divórcio é uma experiência de luto, mesmo sendo desejado carrega em si uma finalização importante e estrutural na vida do indivíduo e acaba sendo pouco associado às pessoas da terceira idade. A personagem Lara representa essas mulheres maduras que tem a coragem promover mudanças nesse período da vida.
Apresente-nos “A Mulher Oculta” (sinopse)
Fernanda Camillo - O romance “A Mulher Oculta” conta a história de Lara, uma mulher de 65 anos que não suporta mais a frieza de seu casamento e começa a tomar atitudes que surpreendem toda a família, na intenção de mudar sua vida. Ela não tem total controle de seus atos, mas sente no fundo de sua alma que essa transformação é necessária. Ao longo do processo, a personagem principal se depara com obstáculos e preconceitos que a desafiam nessa busca por uma vida de valores mais verdadeiros.
Qual a mensagem que deseja transmitir ao leitor por meio da trama?
Fernanda Camillo - A principal mensagem do livro talvez resida no universo feminino, mas exerce influência em toda a sociedade. A mulher que consegue tocar sua vida criativa e intuitiva expande seus horizontes indo muito além dos papéis sociais. Essa integridade acaba se refletindo em todas as áreas de sua vida. Uma mulher inteira quer relacionamentos de qualidade onde haja sensualidade, companheirismo e amizade. Essa “mulher oculta” que reside em todas as mulheres se torna mais sábia com a maturidade e seu brilho não se apaga com a velhice.
Qual o momento enquanto escrevia o romance, que mais a marcou? Comente.
Fernanda Camillo - Ao longo do processo de escrita me surpreendeu o quanto fiquei envolvida. Passei tanto tempo com os personagens que eles se tornaram reais e quando saia à rua ficava reparando nas pessoas que se pareciam com eles. Pensava na construção da história o dia inteiro, naquele momento esse era meu mundo.
Onde podemos comprar os seus livros?
Fernanda Camillo - O livro de poemas “Além do Olhar” está nos sites : www.livrariaasabeca.com.br ou www.estantevirtual.com.br
O romance “A Mulher Oculta” está no site da editora Viseu
Quais os seus principais objetivos como escritora?
Fernanda Camillo - Gosto de contar histórias que permitam ao leitor ter intimidade com os personagens. O universo de sentimentos e emoções me estimula. Já estou trabalhando em um novo projeto e esse é o caminho que quero seguir. No passado escrevia poemas e contos, mas encontrei no romance a possibilidade de desenvolver melhor o processo de escrita, tanto na trama como na caracterização dos personagens.
Comente sobre o que mudou em Fernanda Camillo, após publicação dos livros. O que a escrita representa para você?
Fernanda Camillo - A publicação dos livros, principalmente do romance “A Mulher Oculta” representam a construção de uma carreira que se iniciou há 15 anos de forma muito modesta, com pequenos contos e ensaios. Ao longo desse tempo fui investindo também em estudos como a pós-graduação em escrita e a formação em psicanálise. A escrita é a forma como expresso minha criatividade, esse mundo interior tão vasto e na maior parte do tempo inacessível.
Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor a escritora Fernanda Camillo. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Fernanda Camillo - Foi um grande prazer para mim conversar com vocês. Aos leitores deixo um grande beijo, espero que gostem de meu livro e os manterei sempre atualizados sobre novos projetos publicados.
Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura
Contato: divulga@ divulgaescritor.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário