quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Comentário sobre o volume 3 de Histórias da gente brasileira

Terminei a densa leitura do volume 3 do "Histórias da gente brasileira", da Mary Del Priore.




Já comentei, anteriormente, os dois volumes que precederam a este. Trata-se de uma coleção de quatro volumes, abarcando todo o período da história brasileira até 2000.
Este terceiro volume é dedicado aos primeiros anos do regime republicano (1889-1950) e o quarto e último abordará os anos de 1950 a 2000.

É um projeto grandioso e ambicioso, que se reflete na produção de uma História do Brasil diferente, no sentido de aglutinar em poucos volumes a imensa produção historiográfica feita nas universidades, além daquela que é-nos fornecida pelos memorialistas. A ênfase são os capítulos dedicados à cultura e aos modos de viver da sociedade brasileira.

O livro está dividido em três partes. A primeira seria a mais “tradicional”, digamos assim, porque o enfoque são os aspectos políticos e econômicos que já foram amplamente dissecados ao longo do tempo. A parte 2: Morar, consumir e comunicar e a parte 3: O relógio da vida: nascer, amar, perder é que são os pontos altos do livro.

Se você não gosta de textos muito acadêmicos, cheios de notas de rodapé, este livro é recomendado. Você vai aprender História do Brasil de um jeito diferente. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário